21.7.24

Preparação continua

Depois de dois jogos de preparação, no passado fim de semana, a nossa equipa prepara novo encontro. Este domingo 21 de Julho, jogo com o UDAlmería às 14:30 no Stade Joseph-Moynat

Tomás Araújo perspectivou o jogo
"A semana de treinos tem sido muito intensa, o míster tem dado boa carga nos treinos mas a qualidade também tem sido ao mesmo nível da intensidade, por isso acho que vamos dar uma boa resposta e é mais um bom teste para evoluirmos." 
"Quando vamos jogar fora sentimos sempre que estamos a jogar em casa." "É incrível o apoio da massa adepta Benfiquista." "Certamente no domingo vai ser mais uma vez assim." 
"O nosso grupo é muito extenso e tem muita qualidade." "É malta que também gosta de trabalhar muito." "Vieram para um sítio onde isso é o expoente máximo do futebol, por isso acho que se estão a ambientar bem e tem tudo para correr bem." 
"Tenho de demonstrar o meu valor no treino e nos jogos quando for chamado." "Aí vamos ver, caminho a caminho, passo a passo." "Ter um treinador que potencia isso ao mais alto nível é muito bom para mim." 

A equipa viajou na tarde de sábado num voo que partiu do aeroporto de Beja. 
O Clube já fez saber do sucesso do tratamento cirúrgico para a correção do polegar direito de Pavlidis. 

A anteceder a partida na cidade francesa de Thonon-les-Bains, a trinta quilómetros de Genebra, esteve Rui Costa, que inaugurou duas Casas Benfica, ambas no país helvético. O Presidente do Clube participou na inauguração das novas instalações da Casa Benfica Genève e da Casa Benfica Romont. A comitiva contou também com o vice-Presidente Domingos Almeida Lima e o diretor das Casas Benfica, Jorge Jacinto. 

UDAlmería 
Orientados por Pepe Mel desde Março, não evitaram a despromoção, pelo que esta temporada vão competir na La Liga 2. Nas contratações que fizeram constam alguns nomes com passagens por equipas portuguesas. Os Indalicos costumam organizar-se num 4-2-3-1. 

Novo fim de semana desportivo com jogo do Glorioso, novamente com adversário espanhol. Desta feita, apesar do jogo ser na França, é perto duma forte comunidade Benfiquista na Suíça. 

Rumo a ti Benfica 

17.7.24

Segundo jogo em 24 horas

Benfica 2x2 Celta de Vigo 
Estádio Municipal de Águeda 


Formação inicial composta por
Samuel Soares 
Tiago Gouveia, Tomás Araújo, Morato, Álvaro Carreras 
Neres, João Mário, Rollheiser, Aursnes 
Prestianni e Pavlidis 

Manutenção da defesa titular no jogo anterior e duas alterações no centro do terreno, preterindo Florentino e Leandro Barreiro, para além do segundo avançado, papel anteriormente ocupado por Marcos Leonardo. 

Muito boa primeira parte, marcação pressionante, futebol ativo e notas positivas. Aursnes foi derrubado à entrada da área adversária e o árbitro Cláudio Pereira, assinalou grande penalidade, que Pavlidis converteu, e a nossa equipa chegou à vantagem no primeiro quarto de hora. 
Pavlidis voltou a marcar antes da meia hora, com um belo chapéu ao guarda-redes galego e fomos para intervalo com essa vantagem. Terceiro golo em dois jogos particulares num sinal positivo da sua forma. O reforço helénico, sofreu uma aparatosa entrada que o fez cair prostrado numas escadas de acesso aos balneários. Aparentemente não sofreu mazelas mas o Clube, entretanto informou que o grego fracturou o dedo polegar da mão direita e será sujeito a cirurgia. 

Para a segunda parte, novo onze: 
André Gomes 
Leandro Santos, Gustavo Marques, Bajrami, Tiago Parente 
Pedro Santos, Florentino, Leandro Barreiro, Schjelderup 
Marcos Leonardo e Arthur Cabral 

Duas estreias a compor a ala direita, de dois jovens formados no Benfica Campus. 
Depois da melhor parte, vista nestes dois jogos realizados em Águeda, a equipa apresentou-se mais vulnerável e permitiu que no último quarto de hora, a equipa galega empatasse num curto espaço de tempo. 
No período de descontos, Schjelderup, na sequência duma entrada faltosa, sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo. 

Leandro Barreiro na flash
"Acho que houve muito coisas boas no jogo, coisas que ainda temos de melhorar." "Foram dois jogos em pouco tempo, acho que há muita coisa que vamos analisar, foi muito esforço nas duas últimas semanas."
"Fui muito bem recebido, estou muito feliz por estar aqui." "O trabalho continua e no dia-a-dia vamos melhorando." "Estou há duas semanas, no Benfica, os treinos estão a ser bons." 
"O Pavlidis fez dois bons jogos, marcou golos e é muito importante para a equipa mas no balneário falamos mais de como íamos fazer os dois jogos e em que aspetos nós íamos focar mais." 

Cervi (ex-jogador do Benfica) na flash
"É uma alegria imensa, fui muito feliz aqui." "Jogar contra o Benfica é uma sensação diferente, tenho saudades." "É um Clube onde fui muito feliz." 
"Foi um jogo típico de pré-época, as equipas ainda estão a começar a trabalhar." "Na última época tive problemas de lesões, agora já recuperei." "Estou com muita vontade para a pré-época." 

Empate lisonjeiro na segunda partida desta pré-temporada. Um adversário da La Liga espanhola, mais experiente e com mais qualidade que o primeiro teste mas ainda assim ressaltam notas individuais positivas. 

Ainda há mais jogos agendados, sendo que o próximo é novamente com uma equipa do país vizinho, o UDAlmería. O jogo será realizado na França. 

Rumo a ti Benfica 

13.7.24

Abrir a golear

Benfica 5x0 Farense 
Estádio Municipal de Águeda 


Formação inicial composta por
Samuel Soares 
Tiago Gouveia, Tomás Araújo, Morato, Álvaro Carreras 
Neres, Leandro Barreiro, Florentino, Aursnes 
Marcos Leonardo e Pavlidis 

Inclusão de alguns suplentes habituais face às ausências de ocasião. Adaptação na lateral direita de Tiago Gouveia e estreia dos reforços Leandro Barreiro e Pavlidis. 

Boa entrada, ainda que com alguma macieza, frente a um adversário que procurou surpreender de meia distância e destruir as nossas iniciativas com faltas duras. Tanta dureza resultou pois, na substituição precoce do guarda-redes adversário. E de meia distância surgiu mesmo o primeiro golo: Florentino rematou em altura, de fora da área, e com a azelhice do guarda-redes adversário, inaugurou o marcador depois da meia hora. 
Nos descontos, Pavlidis estreou-se a marcar, na recarga, depois de defesa incompleta e fomos com dois golos de vantagem para o intervalo. 

Para a segunda parte, novo onze: 
André Gomes 
Diogo Spencer, Gustavo Marques, Bajrami, Tiago Parente 
Prestianni, Rollheiser, João Mário, João Rego 
Schjelderup e Arthur Cabral 

Defesa, porventura titular na Liga 2, meio campo a cargo exclusivo de João Mário e quatro extremos nas costas de Arthur Cabral. 
Orfandade de jogadores capazes de disputar e gerir operações pelo corredor central onde estivemos demasiadas vezes expostos. Ainda assim ficam boas indicações em iniciativas individuais e o remate exterior, de que é exemplo o golo de Prestianni, a abrir a segunda parte. 
Pouco tempo depois, Rollheiser ampliou, de livre direto. 
Esperava-se, talvez que ainda pudessem ser feitas algumas alterações mas isso não aconteceu. Da parte adversária, resguardo dos maiores protagonistas mas mantendo a agressividade. O árbitro Tiago (cinco cêntimos) Martins esperou pelo último quarto de hora e imediatamente a mostrar o primeiro cartão amarelo para o adversário, admoestou também Tiago Parente. 
Perto do final, Rollheiser bisou na partida e fechou o marcador. 
Primeiro teste bem sucedido. 
E o Benfica ganhou

Pavlidis na flash
"A primeira impressão foi boa mas temos coisas para trabalhar nos próximos dias." 
"É sempre bom ganhar e marcar no primeiro jogo amigável mas ainda tenho muitas coisas para melhorar." 
"Quero entender a sua filosofia de jogo [Roger Schmidt] e adaptar rapidamente ao estilo de jogo." 
"Todos no Clube falam dos adeptos, temos de fazê-los felizes e ganhar jogos." 

Florentino na flash
"Conseguimos apresentar algumas dinâmicas que o mister pediu." "Claro que há coisas a melhorar mas foi muito positivo." "Marcar cinco golos e não sofrer é muito bom para começar." 
"A equipa está a entrosar-se, temos alguns novos jogadores e as dinâmicas estão a ser incutidas na nossa cabeça, estamos a ir passo a passo para conseguirmos os nossos objetivos." 

Primeiro teste, com direito a goleada. Um adversário fraco e bastante desorganizado que não apresentou dificuldades. O grau de dificuldade tende a subir com o aproximar do início dos jogos oficiais. O melhor é que o Glorioso está de volta aos relvados. 

Celta de Vigo 
Orientados desde Março pelo treinador Cláudio Giráldez, que fez caminho pela formação, a equipa galega viu sair, até ao momento, quatro jogadores e garantiu a contratação de dois jogadores. Os portugueses costumam organizar-se num 3-4-3. 

Novo teste, este sábado 13 de Julho às 19:00, com o Celta de Vigo, no Estádio Municipal de Águeda

Rumo a ti Benfica 

12.7.24

Primeiro jogo de pré-época

Depois de iniciar os trabalhos de pré-temporada na passada quarta-feira 3 de Julho, com a realização dos exames medicos e testes físicos, a nossa equipa joga esta sexta-feira 12 de Julho o primeiro encontro amigável, com o Farense às 20:00 no Estádio Municipal de Águeda. Os bilhetes podem ser adquiridos através da plataforma Ticketline e nas bilheteiras, tal como para o jogo de sábado 13 de Julho com o Celta de Vigo. 

Rollheiser abordou a pré-temporada
"A minha expectativa é poder desfrutar dos jogos que temos pela frente." 
"Poder dar essa alegria aos adeptos que não podem assistir, que estamos a fazer as coisas bem." "Primeiro que tudo, queremos fazer uma grande pré-temporada, prepararmo-nos bem e seguir a jogar os próximos jogos da melhor maneira." 
"[Roger Schmidt] Sabe bem o que quer." "Mais do que um treinador, é uma grande pessoa, já nos conhece a todos e tem-nos acompanhado desde o primeiro momento. 
"Estamos a ganhar boas ferramentas para construirmos o que acontecer no resto do ano." "Sabemos que vamos ter jogos importantes durante todo o ano." 
"Quero agradecer a todos os adeptos pelo carinho e pelo apoio, que continuem a apoiar-nos." " A equipa vai dar tudo dentro de campo, para vos dar alegrias." 

Quanto ao plantel, foram contratados os seguintes jogadores: 
Vangelis Pavlidis, avançado, internacional grego de 25 anos, contratado ao AZAlkmaar por 18M€ mais 2M€ em função de objetivos. 
Leandro Barreiro, médio centro, internacional luxemburguês de 24 anos, proveniente do Mainz05 a custo zero. 
Jan-Niklas Beste, defesa esquerdo, alemão de 25 anos, contratado ao FCHeidenheim por 8M€. 
Confirmadas também, estão as contratações, a título definitivo, de Álvaro Carreras e Gustavo Marques

Alguns jogadores emprestados na temporada passada, também se apresentaram nesta fase preparatória:
Paulo Bernardo, médio centro, internacional sub-21 português, regressa do Celtic, onde participou em 33 jogos e apontou 4 golos e 3 assistências.
Martim Neto, médio centro, internacional sub-21 português, regressa do Gil Vicente, onde participou em 33 jogos e apontou 1 golo e 2 assistências. 
Andreas Schjelderup, avançado, internacional norueguês, regressa do Nordsjaelland, onde participou em 38 jogos e apontou 10 golos e 11 assistências. 
Henrique Araújo, avançado, internacional sub-21 português, regressa do FCFamalicão, onde participou em 21 jogos e segue para novo empréstimo para o FCArouca. 

Também nos trabalhos, estiveram presentes jogadores formados no Benfica Campus
Diogo Ferreira, guarda-redes, internacional sub-17 português. 
Arnas Voitinovicius, guarda-redes, lituano de 17 anos. 
Diogo Spencer, defesa direito, português de 20 anos. 
Tiago Parente, defesa esquerdo, internacional sub-18 português. 
Leandro Santos, defesa direito, português de 18 anos. 
Adrian Bajrami, defesa central, internacional sub-21 albanês. 
João Rego, médio esquerdo, internacional sub-19 português. 
Pedro Santos, avançado, internacional sub-21 português. 

No staff técnico, destaque para a saída de Javi García e a inclusão de Ricardo Rocha. Javi García justifica esta saída com a opção de dedicar-se a fundo à sua formação profissional e à sua família, para "poder um dia voltar mais preparado". Ricardo Rocha, antigo defesa central do Clube, regressa dezassete anos depois para trabalhar como treinador adjunto de Roger Schmidt. 

Farense 
Na construção do seu plantel e perante a saída de jogadores nucleares, apostaram na contratação de jogadores brasileiros e espanhóis. Com José Mota a iniciar a terceira temporada no comando técnico, já realizaram e venceram por 5-1, um jogo-treino com a sua equipa S-23. Os leões de Faro costumam organizar-se num 4-2-3-1. 

Primeiros minutos de competição, ainda que não oficial, do nosso Glorioso, na região de Aveiro. Com vários dos principais jogadores da temporada passada, desvinculados ou ainda a competir ou a gozar férias, é muita a expectativa para este fim de semana. A questão principal agora é qual o nível de preparação em que se encontra o plantel. A que mais preocupa é se os reforços resolvem as lacunas nas posições deficitárias. A curiosidade é saber que garantias podem dar os suplentes, excedentários e jogadores regressados de empréstimo. Claro está, que também a aguçar o apetite estão as jovens promessas da nossa formação. Tanto para ver, saber e apurar. 

Rumo a ti Benfica 

Por mais uma noite europeia

Ultrapassado o desafio para a Taça de Portugal - vitória versus PevidémSC (0-2) - a atenção passou imediatamente para o segundo jogo europeu...