28.9.24

Continuar motivados

Foi perante uma verdadeira muralha encarnada que a nossa equipa venceu no Porto, o BoavistaFC (0-3) no encerramento da jornada anterior. A motivação que levou milhares de adeptos ao fim da tarde àquela cidade foi coroada com uma boa exibição, segura e pragmática. Marcar cedo, resolver e gerir as pernas dos atletas, tendo em vista o encadeamento de jogos que se avizinham, foi a receita ideal. 

SLBenfica x Gil VicenteFC 
7.ªJornada da Liga Portugal Betclic 
Sábado 28 de Setembro às 20:30 
Estádio da Luz 

Regresso a casa para continuar o caminho de recuperação na tabela classificativa e antecipar nova jornada europeia. 

Bruno Lage na antevisão: 
"A nossa ambição é continuarmos a crescer como equipa." 



O Gil VicenteFC enfrentou um episódio caricato na semana inicial do campeonato, com a saída do ex-treinador Tozé Marreco e sob comando interino perdeu o primeiro jogo. No seguimento da contratação do novo treinador, que venceu na estreia, não voltou a perder e vem numa sequência de quatro empates. Estão a meio da tabela mas têm um dos piores registos de golos marcado fora de casa. 
Os gilistas costumam organizar-se num 4-3-3. 

Bruno Pinheiro na antevisão
•"Queremos impor as nossas ideias e tentar tirar algo positivo deste jogo." 
•"Tendo em conta a dimensão do adversário e olhando para os dois clubes, assino já por baixo um empate." 
•"Temos tido bons desempenhos e, em alguns jogos, se houvesse um vencedor seria o Gil VicenteFC." 

Árbitro nomeado é Miguel Nogueira 
AFLisboa 
Assistentes Paulo Brás e Nuno Pires 
Quarto árbitro Anzhony Rodrigues 
VAR Rui Oliveira 
AVAR Fábio Silva 

Rumo a tudo

Rumo a ti Benfica 

23.9.24

Jogar no Norte

A vitória durante a semana animou mais um pouco os adeptos e se arrancar com uma vitória na liga milionária é positivo, ainda mais será conseguir a primeira vitória fora de portas, no nosso país. 
O triunfo (1-2) frente ao Crevna Zvedza, em Belgrado ajudou a reforçar a ligação da equipa com os adeptos, pela importância que transporta e o significado que o novo treinador tem dado a cada jogo que passa. A mensagem tem sido de que não há tempo a perder e todas as atenções do plantel devem estar viradas para o que devem fazer dentro de campo. Do lado de fora, os adeptos cá estarão para apoiar. 
Neste fim de semana, decorreu a Assembleia Geral sobre os Estatutos, ainda por concluir. O que terminou foi a presidência de Fernando Seara da Mesa da Assembleia Geral. 

BoavistaFC x SLBenfica 
6.ªJornada da Liga Portugal Betclic 
Segunda-feira 23 de Setembro às 20:15 
Estádio do Bessa XXI 


Jogar no Norte regularmente é frequente há vários anos, dada a maior implantação de equipas desta região no Campeonato Nacional. Algumas são inclusive rivais históricos e na maior cidade desta região - Porto pois claro - o próximo adversário é a equipa do xadrez e da pantera. É a terceira deslocação a norte que o Glorioso faz. O registo é fraco até ao momento mas vamos ao desafio. 
Os muitos adeptos que habitualmente enchem estádios em todo o lado, estão convocados para que, juntos e num clima de comunhão positiva consigamos continuar a vencer. 

Bruno Lage na antevisão
"Só há um chip: jogar com qualidade e conquistar os três pontos." 

•Sobre adversário: 
"Três coisas muito importantes: primeiro pela equipa (...) aguerrida, com futebol vertical, com muita velocidade e com grande espírito de equipa." "Segundo apontamento é jogar no Bessa, que tem sido difícil para o Benfica." "E o terceiro, tem de ser nosso, não há cá mudanças de chip para nada." "O nosso chip é de ir determinados para o jogo." 

•Sobre Assembleia Geral do Clube: 
"Tenho a dizer que é um momento à Benfica, onde as pessoas têm de diacutir o Benfica mas é fora de campo." "Eu e os jogadores estamos focados no que acontece dentro de campo e a minha missão neste momento é treinar a equipa, blindar a equipa do que acontece fora do campo." 
"Não temos tido tempo para nada." 

•Sobre Pavlidis: 
"Neste momento, o que interessa é a equipa, não me importa quem marca os golos porque o que temos de fazer no imediato é ganhar e conquistar pontos." "Se queremos que seja o nosso guarda-redes a construir, a iniciar o ataque (...) hoje também se pede ao ponta de lança que seja o primeiro a defender." "Pavlidis tem feito um trabalho muito bom para a equipa." 

•Sobre união com os adeptos: 
"Não é correr até à linha para celebrar com eles uma vitória importante que se conquista os adeptos, é a jogar bom futebol - pelo menos eu sei que os adeptos do Benfica conquistam-se assim - com dinâmica de vitória." "Tanto foram importantes os que estiveram no Estádio da Luz, porque começamos a perder aos trinta segundos, como foram estes que nos seguiram nas competições europeias, como vão ser os adeptos do Norte." "É sempre um motivo de alegria quando a equipa se desloca ao norte do país para eles estarem junto da equipa e nós também estarmos juntos deles e haver esta união ainda maior." " Quando a onda dos adeptos começa, empurra a equipa para vitórias." "Eu sei disso em particular porque vivi e joguei com estádios vazios, é uma diferença enorme." 

•Sobre lado direito da defesa: 
"Para já, ainda não pensamos muito no assunto porque as expectativas do Bah recuperar são muito grandes." "Qualquer uma das três opções [Kaboré, Aursnes, Tomás Araújo] pode jogar a lateral direito." 

•Sobre jogos fora: 
"Não pode haver espaço para baixar do que fizemos nos dois primeiros jogos." "Encarar o jogo com foco e muita seriedade porque estamos a jogar com um adversário muito forte no seu reduto e nos últimos anos tem sido também um terreno muito difícil para o Benfica." 

•Sobre Amdouni: 
"Toda a gente está a merecer um lugar no onze, agora é aproveitar cada momento." "Falei com os atletas sobre o que tinha dito na conferência, era importante ouvirem da minha parte, que não havia jogadores do mister Roger Schmidt nem do mister Bruno Lage - eles são jogadores do Benfica e tinha de ser uma coisa que tinham de ouvir da minha boca e olhos nos olhos." "Têm de estar preparados para tudo, jogar noventa minutos, cinco ou um - para correr pela equipa." "As minhas decisões não são contra ninguém, são em função do que acontece no jogo." "Zeki [Amdouni] jogou minutos do fim, um jogador com um perfil que nos podia dar profundidade, tem maior mobilidade que os outros dois avançados, então vamos por ele." 

O BoavistaFC continua com as habituais dificuldades nas pré-temporadas que se prolongam pela época desportiva pelo que parte como um possível candidato aos lugares de descida de divisão. 
Com apenas uma vitória, na primeira jornada da competição, não voltaram a repetir o feito e vêm na sequência de dois empates consecutivos. No ataque, ainda não festejaram qualquer golo em casa e na defesa, têm na baliza uma das maiores preocupações dada as lesões que assolaram os seus atletas. 
Os axedrezados costumam organizar-se num 4-1-4-1. 

Cristiano Bacci na antevisão
•"Estou ainda na dúvida qual vai ser o nono jogador das camadas jovens que se vai estrear, jogamos com oito no último jogo, agora se calhar vamos jogar com o nono." 
•"As trocas de treinador levam a alguma coisa positiva, no imediato, ainda por cima o Benfica ganhou os últimos dois jogos, é claro que estão com a moral alta." 
•"Todos sabemos que jogaram para a Liga dos Campeões mas já tenho muitas situações para pensar sobre a minha equipa e não vou pensar na deles." 


Árbitro nomeado é João Pinheiro 
AFBraga 
Assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia 
Quarto árbitro Iancu Vasilica 
VAR Tiago Martins 
AVAR Hugo Ribeiro 

Rumo a tudo

Rumo a ti Benfica 

19.9.24

Voar na Europa

Depois da recepção e vitória frente ao CDSanta Clara (4-1) no passado sábado 14 de Setembro, o Glorioso prepara uma nova e importante etapa na temporada, com a estreia do novo formato da Liga dos Campeões. Bruno Lage trouxe a equipa de volta às vitórias no seu regresso e a expectativa para este próximo passo é dar-lhes continuidade. 

FKCrvena Zvedza x SLBenfica 
1.ªJornada da fase de liga da UEFA Champions League 
Quinta-feira 19 de Setembro às 17:45 
Stadion Rajko Mitic 

A preparação para a estreia do Glorioso no novo modelo da competição de Clubes mais importante do planeta, sob o novo comando técnico, foi curta, fruto do pouco tempo decorrido desde o regresso - paragem para compromissos de seleções - de muitos jogadores do plantel principal e também dada a proximidade entre jogos para as diferentes competições oficiais. 
Lesionados e/ou a recuperar estão Aursnes, Renato Sanches e Tiago Gouveia que continuam a fazer trabalho de ginásio. 
Com muito ou pouco, certo é que não há tempo a perder e o início, a cada ano, da liga milionária, é e deve ser inspirador. Frente a frente, estarão dois antigos campeões europeus e consequentemente os melhores Clubes dos seus respetivos países. 
O famoso ambiente hostil do "Marakana" para os visitantes não deve ser subestimado mas também não nos deve amedontrar. 
Zoran Filipovic, antigo jogador do Benfica e do Estrela Vermelha, está "de coração dividido" num duelo entre "dois Clubes muito grandes". O também ex-treinador dos sérvios aponta, ainda assim, ao favoritismo da nossa equipa dada a qualidade individual dos nossos jogadores mas deixou o aviso para as dificuldades que a equipa da casa pode causar. 
O histórico no frente-a-frente em jogos oficiais é curto: derrota fora pela margem mínima (3-2) e vitória (2-0) em casa, na 1.ªeliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1984/85. 
Passados quarenta anos do último confronto, temos melhores intérpretes, estamos mais habituados a jogos internacionais e a iniciativa pela vitória deve ser nossa. Com confiança! 

Florentino foi o porta-voz na antevisão
•Sobre novo formato: 
"Acho que dá um pouco mais de margem às equipas porque, no outro formato, se tivesse um ou dois jogos menos bons, já era difícil passar." "O nosso objetivo vai ser sempre o mesmo: ganhar todos os jogos, pontuar e fazer o máximo de pontos possíveis para estarmos na próxima fase." 
"Sabemos que não podemos perder pontos porque todas as equipas querem somar." "Para nós é bom porque temos mais jogos de Champions League." 
•Sobre golos na carreira e tática no meio campo: 
"Se for para continuar assim, é bom para mim, é bom para a equipa, é bom para todos." 
"Em todas as táticas que qualquer treinador nos apresenta, tento adaptar-me." "Está a ser uma adaptação e creio que a equipa está a responder bem." 
"O tempo com o mister Roger Schmidt foi muito bom, aprendemos muito e tivemos coisas boas mas já está para trás, estamos foçados em desfrutar do novo mister, fazer o que ele nos mandar e tentar captar todas as ideias para ter um futebol atrativo e ofensivo." 
•Sobre ambiente do jogo e favoritismo: 
"Esperamos um ambiente complicado, porque sabemos que os adeptos são muito fervorosos." "Vamos fazer o nosso jogo e acho que o o nosso jogo é que vai falar por nós." "Vamos entrar com bom ritmo." 
"É um ambiente muito tenso, eles vão puxar pela equipa mas nós estamos preparados para isso." 

Bruno Lage na antevisão
"Dar continuidade ao trabalho e à dinâmica de vitória." 
•Sobre ambiente e exibição: 
"Para nós, é saber se os nossos se fazem ouvir, isso é que vai ser importante." "Viajamos com os adeptos e é esse apoio que nós esperamos." "Que os nossos se façam ouvir e nos apoiem." "O que vai fazer crescer a equipa são os jogos, o número de treinos e o trabalho porque as coisas não acontecem sem tempo." "Esse tempo tem de lhes dar treinos, consolidação de comportamentos e claro, dinâmica de vitória é muito importante." 
•Sobre seu futuro, da direção e do Presidente: 
"Não tenho tempo para perder com essas questões." "O meu tempo é tão curto, é sair de um jogo, preparar o jogo seguinte e preparar a equipa para vencer." "Isso é que é a minha preocupação, não tenho tempo para perder com isso, a equipa não tem tempo para perder com isso." 
•Sobre alterações face ao último jogo: 
"Há alguma diferença à partida pelo que preparamos, e verificamos do nosso adversário: o CDSanta Clara com uma linha de três [defesas] e esta equipa com uma linha tradicional de quatro, a partir daí a dinâmica defensiva é diferente." "Nós tivemos tempo de perceber como o adversário pressiona, como pressiona em casa, que tipo de espaços nos oferece e ter inteligência, com bola, de procurar esses espaços para criarmos as oportunidades de golo." "Acho que fizemos um bom trabalho nos últimos três dias em dar todas as informações para os atletas estarem preparados e podermos fazer um bom jogo." 
•Sobre Aursnes: 
"A equipa é que tem de mostrar dentro de campo qual o caminho que quer fazer no futuro." "Isto são excelentes oportunidades para nós, a todo o momento, provarmos o que somos, e prova-se é dentro do campo, não com promessas." "Não tem muito tempo de treino, participou com pouco tempo mas deixa-nos realmente satisfeitos que seja uma solução." 
•Sobre blindar os jogadores às politiquices: 
"Acho que tem sido fácil, estamos foçados em direcionar a nossa atenção para o trabalho e os atletas têm essa experiência." "Temos de estar muito focados no treino, nas análises do treino, nas informações que passamos aos jogadores, o tempo de qualidade que passamos com eles." "Essencialmente criar dinâmicas, comportamentos e o nosso foco é esse." "É isso que queremos prolongar no tempo." 
•Sobre rotação na equipa: 
"Eventualmente, recordo-me, houve duas ou três alterações que tivemos de fazer em função desse momento." "Normalmente essas circunstâncias acontecem quando existem dois dias entre jogos, aqui, a equipa teve tempo para recuperar, quatro dias entre os jogos." 

O FKCrvena Zvedza é o habitual campeão sérvio e lideram o seu campeonato, sem qualquer derrota até ao momento e costuma organizar-se num 4-2-3-1. 
No plano internacional, o crónico campeão sérvio  conseguiu entrada para a principal prova europeia, pela segunda temporada consecutiva, eliminando os noruegueses do Bodo/Glimt no playoff de acesso. 
O seu melhor marcador, Bruno Duarte, já passou pelo nosso país quando jogou no VitóriaSC e no SCFarense e na antevisão referiu a dificuldade de jogar com "equipas de muita qualidade" como a nossa. 

Vladan Milojevic na antevisão discordou da ideia de "crise" da nossa equipa e admitiu que apesar de "estar com alguns problemas tem uma nova energia".

Árbitro nomeado é Michael Oliver 
Inglês de 39 anos, internacional desde 2012 
Assistentes Suart Burt e Dan Cook 
Quarto árbitro Tony Harrington 
VAR Suart Attwell 
AVAR Jared Gillet 

Rumo a tudo

Rumo a ti Benfica 

14.9.24

Novo Ciclo

Depois do empate em Moreira de Cónegos, terminou a ligação com Roger Schmidt, treinador que venceu um Campeonato e uma Supertaça. 
Bruno Lage é o novo treinador da equipa de futebol do Benfica. Uma "escolha fácil e rápida", nas palavras do Presidente do Clube. Com trinta jornadas por disputar e a depender de si próprio, tem mais do que tempo para inverter a situação desfavorável, ao nível da classificação. 
Para o ajudar, conta com Luís Nascimento, Carlos Cachada e Ricardo Rocha como adjuntos, Alexandre Silva como preparador físico, Nuno Santos como treinador de guarda-redes e os analistas Jhony Conceição e Diogo Camacho. 
Na sua apresentação, ao estilo de regresso a casa, desejou "trazer de novo o sentimento de ser Benfiquista". 

Benfica x CDSanta Clara 
5.ªJornada da Liga Portugal Betclic 
Sábado 14 de Setembro às 20:30 
Estádio da Luz 

Estas últimas duas semanas foram maioritariamente dedicadas a jogos de seleções. Da nossa parte, da equipa principal, catorze jogadores estiveram fora do Benfica Campus. Entretanto, já com o novo treinador a orientar os trabalhos, André Gomes, Beste e Tomás Araújo recuperaram das lesões mas em contra partida, Renato Sanches lesionou-se, Tiago Gouveia continua de fora depois de deslocar o ombro e Aursnes continua a recuperar. 
Nos últimos movimentos de mercado, chegaram ao Clube, Kerem Aktürkoglu, extremo turco de 25 anos vindo do Galatasaray e Issa Kaboré, lateral direito do Burquina Fasso, de 23 anos emprestado pelo Manchester City. Do Clube saíram João Mário, Marcos Leonardo e Morato, a título definitivo. 
A contar com os que cá estão, a tarefa passa por reorganizar as forças e concentrá-las na busca pela vitória. 
No jogo do regresso a casa, toda a família Benfiquista está convocada! 

Bruno Lage na antevisão
"Coração na bancada, pulmão no campo."

•Sobre o adversário: 
"Muito competente, teve um início de época muito bom, com três vitórias." "Espero fundamentalmente olhar para o que nós podemos fazer, foi o que fizemos nestes dois dias, preparar a equipa, olhar para a equipa, perceber qual o caminho que a equipa tem feito e o que nós, com dois dias, podemos fazer." "Espero um jogo dinâmico da nossa parte, ofensivo, a criar muitas oportunidades de golo." 

•Sobre reforços e regresso dos internacionais: 
"As impressões foram boas, para já toda a gente disponível, exceto os lesionados." "Toda a gente chegou bem, com energia, toda a gente treinou bem." "As primeiras impressões foram essas, juntos, sentir que a equipa está unida, tem bom ambiente e uma vontade enorme de oferecer vitórias aos nossos adeptos." 

•Sobre sistema tático: 
"O que pensei foi conhecer os jogadores, realmente são muitos jogadores novos e a chegar." "O único que trabalhou diretamente comigo no Benfica foi o Florentino, já tinha trabalhado com o Renato Sanches em Swansea." "Mais do que olhar para o jogador que possa entrar e encaixar no sistema que gosto de jogar, foi olhar para todos os jogadores e tentar idealizar uma equipa." "Sei do que os adeptos gostam, gostam de ganhar, jogar bem, que a equipa crie oportunidades de golo e gostam de golos." 
"Mais do que sistema são dinâmicas diferentes, o que fizemos foi, em função do que conhecemos dos jogadores, tentar ligá-los e a partir de um posicionamento como é que podemos criar uma dinâmica diferente que vá ao encontro das minhas ideias." 

•Sobre entrevista do ex-Presidente do Clube: 
"Fiquei feliz por ter reconhecido que em 2019 tinha um bom treinador, que fazia trinos intensos e com uma linguagem acessível aos jogadores, não fui eu que lhe disse." "Sei que este ano vai ser um ano difícil, principalmente pelo que se passa fora do centro de estágio, por causa das eleições mas isso são politiquices em que não me interessa entrar, eu sou é treinador." "O que sinto neste momento é que tenho de blindar o grupo dessas situações, treinar para os fazer crescer como equipa." "Há muitos anos, fui campeão de Iniciados, diretor da formação: Rui Costa, em 2018/19 fui campeão nacional pela equipa principal: diretor desportivo: Rui Costa, neste momento, a única coisa que mudou é que o trato por Presidente."
"Há muito trabalho pela frente e temos de estar juntos e unidos." 

•Sobre Kökçü: 
"Vejo-o a jogar como segundo médio ou como terceiro mas tem de fazer as duas funções, ser um médio de ligação e um homem para chegar mais perto das zonas de finalização." "Mais importante que as características dos jogadores, é que tenham um posicionamento em que não se anulem um ao outro." "Trabalhamos muito o posicionamento e depois a forma como se casam ou se ligam ou como vão encontrar os outros mais à frente."  

•Sobre aposta na formação: 
"Tudo depende dos jogadores." "Há coisas que têm de ser no imediato, outras um pouco mais à frente e essas vêm com tempo de trabalho." "No imediato é CDSanta Clara e a grande notícia, pelo menos para mim, independentemente das outras situações, é que o Estádio da Luz está cheio, que nos vai apoiar, o que me veio à cabeça é este sentimento de ser Benfiquista." "Temos de correr, trabalhar, jogar bem e meter o nosso coração a bater por nós." 

O CDSanta Clara foi campeão da Liga 2 depois de ter descido de divisão há duas épocas atrás. Na presente temporada venceu todos os jogos excepto a receção aos azuis e estão no quarto lugar. 
A formação açoreana, continua sob orientação do treinador responsável pela subida e costumam organizar-se num 3-4-3. 

Vasco Matos na antevisão
•"A imprevisibilidade vai ser grande porque não sabemos que ideia é que o treinador do Benfica vai implementar." 
•"Temos de olhar para dentro e desafiar-nos a nós próprios, sabendo que vamos encontrar um adversário de extrema qualidade." 
•"Todos os que estão neste meio gostam, num estádio emblemático mas isso não nos pode desviar do nosso processo." 


Árbitro nomeado é Cláudio Pereira 
AFAveiro 
Assistentes Tiago Costa e Fábio Silva 
Quarto árbitro Flávio Jesus 
VAR Rui Costa 
AVAR Hugo Santos 

Rumo a tudo

Rumo a ti Benfica 

Por mais uma noite europeia

Ultrapassado o desafio para a Taça de Portugal - vitória versus PevidémSC (0-2) - a atenção passou imediatamente para o segundo jogo europeu...