16.2.24

Vantagem mínima✔️

Benfica 2x1 ToulouseFC 
1.ªmão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa 
Estádio da Luz 
56 553 espectadores 

Formação inicial composta por
Trubin 
Aursnes, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras 
Di María, João Neves, Kökçü, João Mário 
Rafa e Arthur Cabral 

Devolução de Aursnes ao lado direito da defesa e de Álvaro Carreras e Arthur Cabral à titularidade. Bah e Morato ficaram no banco de suplentes. 

O adversário apresentou-se muito defensivo e apesar do cerco à sua área, a nossa equipa não conseguiu inaugurar o marcador. Algumas das tentativas mereciam melhor enquadramento para desbloquear o marcador. No capítulo disciplinar, só nos minutos finais da primeira parte, a dureza das faltas do adversário mereceram admoestação. 

No início da segunda parte, uma maior circulação de bola permitiu aos visitantes, momentaneamente, conduzir o jogo para uma latência que lhes beneficiava na eliminatoria. 
Antes da hora de jogo, surgiram as primeiras substituições - perante assobios - com a saída de Álvaro Carreras e João Mário e entrada de Bah e Neres, deslocando Aursnes para o lado esquerdo da defesa. 
Após alerta do VAR acerca duma mão na área do adversário, a equipa de arbitragem demorou na consequente revisão - dada a infração explícita - e apontou para a marca de grande penalidade. 
Aos 68' Di María inaugurou o marcador 

A vantagem durou pouco e num lance de confusão dos nossos jogadores, Dessler empatou o jogo a quinze minutos do final. 
Perto do final, última substituição - novamente sob assobios - com a saída de Arthur Cabral e entrada de Marcos Leonardo. 
Nos descontos, os visitantes continuaram a recorrer a faltas para travar os nossos intentos. Kökçü também viu amarelo por reagir energicamente a uma falta. 
Nos últimos minutos, pisão evidente na área adversária, cartões amarelos e expulsão de Mawissa e nova grande penalidade. 
Aos 90'+7' Di María, tranquilamente, garantiu a vitória 

E o Benfica ganhou

Otamendi na flash
"Merecemos a vitória mas precisamos de aumentar a intensidade." "Na segunda parte, entramos com outra mentalidade e sofremos um golo." "Temos de melhorar isso, na Liga Europa não podemos relaxar em nenhum momento." 

Marcos Leonardo na flash
"É mata-mata, são dois jogos muito decisivos." "O míster pediu para atacar a toda a linha e não desistir, foi isso que fiz." "Ganhar vantagem numa eliminatória é muito importante mas temos apenas vantagem de um golo e não podemos descansar." 

Kökçü na flash
[Perante pergunta incidiosa e sugestiva] "Não  mais difícil do que esperava, esperávamos isto." "Foi um bom jogo e, no fim, acho que foi um resultado justo." "Tivemos a bola o jogo todo, eles só criaram perigo no contra-ataque." "Sabemos que temos qualidade e conseguimos ganhar." [Mai'nada. Não é à toa que desde novo era capitão.] 

Roger Schmidt no pós-jogo
"Foi um jogo difícil, precisamos de um pouco de tempo para encontrar a conexão certa." "Na primeira parte, podíamos ter feito melhor na intensidade com e sem bola, na velocidade do jogo, na qualidade da posse, fazer tudo mais rápido." "Cometemos um erro ao dar-lhes a chance do empate, penso que foi a única que tiveram." 
"Fomos capazes de criar muitas chances, tivemos muitos momentos na área, à volta da área, bons remates de fora mas falhamos a baliza." 
"Temos de aceitar que, nesta fase da época, o adversário tem alguns momentos em que nos consegue colocar sob pressão." "É impossível dominar os adversários durante noventa minutos com jogos a cada três dias, não se vê isso em nenhum estádio na Europa." 
"O Álvaro Carreras teve alguns problemas na parte defensiva." "O Fredrik [Aursnes] entrou muito bem, por isso, tirá-lo não era opção." 
"O Arthur Cabral esteve bem mas, a certa altura, estava muito cansado." "[Marcos Leonardo] conseguiu a falta e ganhar o penalti."
"As substituições trouxeram nova energia ao jogo." 
"[ToulouseFC] não podem jogar como hoje, têm de correr riscos, por isso será um jogo mais aberto." 

Vitória pela margem mínima mas resultado conseguido com crença e obtida na raça, ainda que os adeptos do assobio não tivessem ajudado. Há dificuldades em todos os jogos mas a equipa mostra e quer ultrapassa-los. 

Com poucos dias para descansar, o Glorioso prepara a recepção ao FCVizela

Rumo a tudo
Rumo a ti Benfica 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por mais uma noite europeia

Ultrapassado o desafio para a Taça de Portugal - vitória versus PevidémSC (0-2) - a atenção passou imediatamente para o segundo jogo europeu...